Empresa adota área da Beira-mar de São José para revitalização

Obra de reformulação de parte da orla é uma doação da empresa WOA à cidade

Empresa WOA adota área da Beira-mar de São José para revitalização
Área que será revitalizada compreende pista de skate, de bicicleta e parquinho, entre o Centro Multiuso e o Procon municipal - Lucas Cervenka/CSC

São José receberá um parque público revitalizado, assim como um boulevard que irá interligar a avenida Presidente Kennedy à Beira-mar. O acordo de adoção da servidão Filomena Maria Fernandes e do Parque Beira Mar São José foi assinado na manhã desta quinta-feira (17/3) entre a WOA Empreendimentos Imobiliários e a Prefeitura de São José, como revelado em primeira mão pelo Correio. A ação integra o calendário de eventos de aniversário da cidade.

Com assinatura do paisagista Jordi Castan, do Escritório ‘A Boa Vista Paisagismo’, o projeto foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, arquitetos e paisagistas comprometidos em proporcionar um espaço de convivência para toda a comunidade. “Acreditamos no potencial do nosso povo e por isso fazemos questão de presentear a cidade com as gentilezas urbanas. Com essas duas intervenções visamos oferecer aos moradores e turistas um espaço voltado para lazer, cultura e diversão”, explica Walter Silva Koerich, diretor da WOA.

assinatura do projeto do parque da beira-mar de são josé
Empresários da família Koerich, através da WOA Empreendimentos, assinaram parceria com a prefeitura de São José nesta quinta-feira (17) –
Foto: Lucas Cervenka/CSC

O Parque Beira-Mar São José será arborizado, criando espaços que favoreçam a convivência no espaço, bem como receberá intervenções criando áreas temáticas como o playground, pista de skate (revitalizada), escolinha de trânsito, espaço pet, canchas de bocha e passeio. O mobiliário urbano foi pensado para criar unidade arquitetônica e visual, compondo com a paisagem natural e gerando uma linha de integração junto ao mar.

Publicidade

De servidão sem calçadas e de tráfego complicado a um boulevard arborizado, com pista ampla, ciclovia e espaço adequado para pedestres, o novo Boulevard criará um eixo de circulação no entorno, contribuindo, juntamente com o novo parque, para criação de uma nova centralidade dos bairros Campinas e Kobrasol. “Com isso, teremos o fomento de novos destinos de lazer, impulsionando o comércio e todos os produtos do entorno. São investimentos para as pessoas, mas que também trarão impactos positivos para toda economia local”, destaca o empresário Waltinho Koerich.

projeto do parque da beira-mar de são josé
Parque Beira-mar de São José: Projeto de restauração engloba uma área de 25 mil m² na Beira-mar de São José, além de um boulevard na Servidão Filomena, ligando com a Av. Presidente Kennedy – WOA/Divulgação/CSC

A beira-mar de São José foi inaugurada em 2001 e a ação de adoção compreende um projeto maior de revitalização de toda a área. O projeto desenvolvido pela WOA também atenderá uma demanda dos moradores e frequentadores do entorno: a segurança. “Espaços ocupados geram uma nova percepção de segurança, possibilitando que a população passe a ocupar de forma saudável as áreas, resgatando o convívio ao ar livre e em espaços públicos”, finaliza o diretor da WOA Empreendimentos Imobiliários, Waltinho Koerich.

A previsão de entrega do espaço para a comunidade é setembro de 2022. Após a conclusão das obras, a WOA também ficará responsável pela manutenção das áreas. A adoção tem respaldo do Ministério Público de Santa Catarina. O procedimento já foi feito pela empresa em outras praças, como a  Eugênio Raulino Koerich, no Kobrasol, e praças Governador Celso Ramos e dos Bombeiros, em Florianópolis.

Revitalização da Beira-mar SJ

Waltinho Koerich também revelou, no ato de assinatura, que entregará para a prefeitura um anteprojeto de como será a revitalização total da orla da Av. Beira-mar de São José. O poder público prepara a intervenção que deverá ocorrer em toda a extensão, desde a foz do Rio Araújo até o início da avenida, próximo da prefeitura. Segundo prefeito e vice-prefeito, Orvino Coelho de Ávila e Michel Schlemper, está em estudo nesse projeto a instalação de um passeio em forma de deck entre o rancho dos pescadores e o Centro Histórico. O anteprojeto que será entregue pela WOA vai nortear como será a futura obra em toda a orla da Beira-mar, padronizando o paisagismo e os equipamentos.

Publicidade
COMPARTILHAR