São José amplia número de escolas de educação em tempo integral

    Aulas na rede municipal de São José
    CEM José Nitro vai atender 144 alunos em dois períodos com atividades curriculares e extracurriculares intercaladas; CEM Jardim Solemar disponibiliza educação em tempo ampliado para 259 alunos – PMSJ/Divulgação/CSC

    A Prefeitura de São José está ampliando o número de Centros Educacionais Municipais (CEMs) com educação em período integral. O CEM José Nitro, que está em reforma e em novo espaço temporariamente no bairro Areias desde segunda-feira (7/3), atenderá os 144 estudantes do 1º ao 5º ano com educação integral. Já o CEM Jardim Solemar, no bairro Jardim Cidade de Florianópolis, começou a oferecer neste ano educação em tempo ampliado para 259 alunos do 2º ao 9º ano.

    O prefeito Orvino Coelho de Ávila e a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann, visitaram essas duas unidades na terça-feira (1º). No CEM José Nitro, acompanharam os últimos ajustes no novo espaço e no CEM Jardim Solemar conferiram o andamento da reforma e os projetos do tempo ampliado. “Temos nos dedicado bastante para oferecer um ambiente ainda mais propício para o conhecimento, ressignificando tempos e espaços”, detalhou o prefeito Orvino.

    Com o ensino em tempo integral, os estudantes permanecem durante os dois períodos na escola, inclusive no horário do almoço, e as atividades curriculares e extracurriculares são mescladas ao longo do dia. No tempo ampliado do CEM Jardim Solemar, os alunos participam de aulas extracurriculares, duas vezes por semana, no período oposto às aulas regulares sendo que nesses dois dias também permanecem na escola o dia todo.

    Publicidade

    “A escolha das escolas para receber a educação integral ou em tempo ampliado considerou o espaço físico para atender os alunos e a localização em área de vulnerabilidade social para possibilitar ainda mais perspectivas para esses estudantes”, explicou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

    Manuela Bernardo Cardoso, de 10 anos, que frequenta o 5º ano do CEM Jardim Solemar, é uma das mais de 400 estudantes impactadas pelas novidades neste ano. “Estou adorando, a escola está ficando muito bonita e a comida é muito boa”, argumentou Manuela, enquanto estudava decomposição de números.

    Além de matemática, o horário ampliado no CEM Jardim Solemar conta com atividades de xadrez, dança, capoeira, Língua Portuguesa e expressões artísticas. “Esse projeto oportuniza aos estudantes da nossa escola recuperar a defasagem e as desigualdades educacionais, especialmente neste período de pandemia, numa perspectiva de formação humana integral”, detalhou a diretora Maria Tereza Martins.

    Compra de vagas

    A prefeitura também lançou edital para credenciar instituições educacionais privadas com objetivo de atender Educação Infantil de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias.

    O edital prevê a contratação de 811 vagas, contabilizadas a partir da lista de espera resultante do último edital de novas matrículas. O encaminhamento da criança para ocupar a vaga na instituição educacional credenciada ocorrerá somente quando não houver mais disponibilidade na rede municipal de ensino.

    Publicidade
    COMPARTILHAR