Primeira equipe de bombeiros de SC encerra buscas em Petrópolis

Equipes catarinenses auxiliram na localização de 15 das 217 vítimas fatais encontradas até agora

primeira equipes do Corpo de Bombeiros Militar de SC encerra missão de buscas em Petrópolis, substituíd por novos binômios
Primeira equipe do Corpo de Bombeiros Militar de SC encerra missão de buscas em Petrópolis, substituída por novos binômios neste domingo (27) - CBM/Divulgação/CSC

Neste sábado (26/2) foi o último dia da missão em Petrópolis da primeira equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Após sete dias de trabalho, principalmente na área do Morro da Oficina, as equipes puderam auxiliar muitas famílias atingidas pelos desabamentos.

Conforme levantamento dos Bombeiros do Rio de Janeiro (até sexta-feira), a tragédia provocada pelas chuvas intensas ocasionou na morte de 217 pessoas, sendo 128 mulheres e 89 homens. Entre as vítimas, 42 eram menores de 18 anos.

Por parte do CBM-SC, a missão de solidariedade resultou em 15 vítimas fatais localizadas, além de muitos fragmentos de corpos. Na avaliação da corporação catarinense, “mas mais do que isso, foi um trabalho de esperança e empatia com cada familiar e amigo envolvido com a situação. Como ressaltamos em boletins, não se trata de números, mas sim de pessoas e de famílias que puderam ser confortadas”, informa o CBM em comunicado.

Troca de equipes

Publicidade

Neste domingo (27) ocorreu a substituição da equipe em atuação no Rio de Janeiro. A próxima equipe será comandada pelo Major Clemente Michels, que também atuará como binômio, com o cão Chewbacca, dupla que também atuou em Brumadinho. Ao todo serão sete binôminos enviados na segunda equipe para Petrópolis. O briefing desta missão será realizado no Rio de Janeiro, quando os comandantes se encontrarão, um chegando e o outro voltando para Santa Catarina. Mais uma vez o transporte será realizado pela aeronave Arcanjo. Com voos programados para 8h e outro 13h. Novamente o grupo será dividido em dois. Cada um desses voos levará a nova equipe ao RJ e trará os integrantes da primeira equipe do CBM-SC para casa.

trabalho de limpeza continua nas ruas de petrópolis
Trabalho de limpeza continua nas ruas de Petrópolis – Fernando Frazão/Agência BRr

Buscas e limpeza

O décimo primeiro dia de buscas em Petrópolis na sexta-feira (25) teve operações noturnas de limpeza urbana realizadas pela prefeitura. No trabalho são empregadas mais de 40 máquinas de grande porte para a remoção de entulhos e das barreiras das vias do centro da cidade e do Alto da Serra, duas das áreas mais atingidas pela tragédia. “O objetivo das operações é agilizar os serviços, causando o menor impacto possível no trânsito da cidade”, disse a prefeitura.

Publicidade
COMPARTILHAR