Uma estação elevatória de esgoto nos Ingleses transbordou esgoto à Rua Vanio Colaço e em um rio na tarde dessa terça-feira (18/1), no norte da ilha de Florianópolis. O transbordamento do material ocorreu após um mau funcionamento das bombas da estação de esgoto da Casan. O real motivo da falha não teve a ver com o serviço da companhia, e foi provocado pela presença de roupas jogadas na rede de esgoto, que entupiram as bombas e provocaram o defeito.
Em nota, a companhia explicou: “Devido ao lançamento de materiais não apropriados na rede de esgoto, as bombas da estação elevatória de esgoto de Ingleses apresentaram problemas e pararam de funcionar. Assim que o sistema supervisório da Casan acusou a falha, a equipe eletromecânica foi acionada para proceder o reparo. Imediatamente caminhões foram utilizados para conter o efluente durante o conserto”.
Ainda na terça as equipes atuaram na contenção emergencial do material. Após o reparo, a estação de esgoto voltou a operar normalmente. A companhia também salientou que muitas pessoas descartam objetos que acabam danificando as bombas e assim prejudicando o funcionamento do sistema sanitário em diversas localidades. As bombas de fluidos não são projetadas para operar com tecidos e outros materiais sólidos na tubulação e o ato de jogar objetos como esses no vaso sanitário pode provocar problemas na rede, assim como o descarte irregular de lixo na rede pluvial.
Por conta do transbordamento de esgoto bruto na rua e no córrego, a prefeitura da capital chegou a autuar a Casan, sem revelar o valor de multa. Segundo a prefeitura a Floram está dimensionando o prejuízo ambiental gerado pelo caso.