Último trecho de obra da 3ª faixa da BR-101 em Palhoça será aberto nesta sexta

    Último trecho de obra da 3ª faixa da BR-101 em Palhoça será aberto nesta sexta
    Terceira faixa a ser liberada ao trânsito fica entre a BR-282 e a ponte do Rio Passa Vinte - ALS/Divulgação/CSC

    Está prevista para esta sexta-feira (17/12) a abertura do último trecho de obras de ampliação da BR-101 na Grande Florianópolis. Serão 1.600 metros de terceira faixa liberados ao trânsito, entre a ligação com a BR-282 e a ponte do Rio Passa Vinte, em Palhoça.

    A construção da terceira faixa, iniciada em fevereiro, contou com um investimento total de R$ 53,2 milhões, pagos pelos usuários através das quatro praças de pedágio no trecho de concessão da Arteris em Santa Catarina. São 15,6 novos quilômetros, entre o trevo da BR-282, no Km 216, em Palhoça, e o Hotel Golden, em São José, no Km 200,4. Além da implantação da nova faixa, a obra inclui ainda a ampliação das pontes sobre os rios Imaruí e Passa Vinte e a readequação de 23 acessos e saída para a marginal. A obra acaba, assim, antes do prazo estipulado pela ANTT, de um ano.

    Prefeitura de Palhoça considera vitória política

    Na avaliação da Prefeitura de Palhoça, que chegou a decretar situação de emergência no trânsito em 2019, na gestão de Camilo Martins, a finalização da obra de terceira faixa na BR-101 é uma vitória política. O município moveu ação judicial a partir do decreto de colapso do trânsito para que contribuiu para o andamento da construção da faixa adicional norte, sentido Florianópolis, uma vez que o trecho sul já tinha sido ampliado.

    Publicidade

    “Nós já estamos sentindo os impactos da ampliação na BR-101 e vai ficar melhor ainda depois do dia 17, quando estará concluído o último trecho das obras da terceira faixa. É uma vitória política para Palhoça, mas acima de tudo, é um presente de Natal antecipado para o povo palhocense, que vai poder se deslocar com mais tranquilidade pela Grande Florianópolis”, comemora o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

    “Foi preciso muita coragem para acionar a Justiça naquele momento, mas nós sabíamos que precisávamos tomar alguma medida, não poderíamos simplesmente cruzar os braços e esperar as coisas acontecerem”, diz Martins, atualmente coordenador de projetos especiais do município.

    Segundo a prefeitura, são cerca de 100 mil veículos que diariamente trafegam no sentido Norte da BR-101 da Grande Florianópolis e que agora poderão dispor de uma rodovia com maior capacidade.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade