Os vereadores de Palhoça conheceram a proposta de um sistema integrado de ônibus para a Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) nessa terça (18/9).
De acordo com os dados da Suderf, atualmente 55% dos usuários do sistema municipal de ônibus de Palhoça destinam-se a outros municípios da região metropolitana, os outros 45% se deslocam dentro de Palhoça.
Isso mostra que, ao unir os transportes intermunicipal com municipal, os moradores terão benefícios como integração física e tarifária, com cartão único; veículos novos e modernos; redução das tarifas médias; sistema de informação em tempo real; e participação do usuário no controle de qualidade do serviço.
O projeto da rede integrada de transporte coletivo ainda prevê possibilidade de deslocamentos diretos na região continental sem necessidade de entrar em Florianópolis, com novas linhas de ônibus para bairros de São José, como Kobrasol, e Biguaçu. Outra novidade é a gestão associada em que todas as prefeituras da região continental da Grande Florianópolis e o Governo do Estado trabalham em conjunto no planejamento do sistema de transporte, gestão, operação e fiscalização do serviço.
O projeto foi elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e de técnicos das prefeituras dois oito municípios da área continental da RMF – Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.