A secretaria de educação estadual de SC (SED) anunciou que vai chamar até 1.500 pessoas para ingressarem de forma efetiva no serviço público. De acordo com o secretário de educação, Luiz Fernando Vampiro, os servidores serão chamados para atuarem nos cargos de professores, assistentes de educação e especialistas em assuntos educacionais.
Ainda será publicado um edital, até o final de novembro, com os detalhes de vagas por tipo de cargo. A pasta prevê que a chamada ocorra efetivamente em dezembro.
Com este anúncio, serão 2.295 efetivos novos chamados em 2021 ao total. Desde 2019, se somados a essas novas pessoas que vão entrar na educação estadual, o aumento de servidores será de 4.885, número que vai representar mais de 20% do total efetivo que atua hoje nas escolas da rede pública de Santa Catarina.
+ Inscrição para sorteio de vagas em 40 escolas estaduais começa nesta quarta
ACTs
A conclusão dessa chamada pode interferir no cálculo de vagas que serão disponibilizadas no concurso de admitidos em caráter temporário (ACT) para o ano letivo de 2022, que terá a prova em dezembro, após adiamento.
Foram cerca de 75 mil inscritos nesse concurso, atraídos também pela melhor remuneração para os profissionais da educação que foi aprovada nesse ano entre o governo e a assembleia, com salários que podem chegar a R$ 5 mil no caso de carga horária máxima.
A quantidade de vagas que serão contempladas por esse concurso ainda é incerta, porque depende da chamada dos efetivos, assim como a quantidade de estudantes matriculados para o próximo ano. Segundo a SED, o processo seletivo de ACTs é composto por vagas itinerantes, para substituir professores que tiveram que se afastar da sala de aula por algum motivo e essa movimentação é bastante dinâmica, seguindo ao longo do ano.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br