Lagoa da Conceição: Casan inicia recuperação da lagoa de evapoinfiltração

    Lagoa da Conceição: Casan inicia recuperação da lagoa de evapoinfiltração - operário usa uma enxada na limpeza da orla da lagoa observado por engenheiros da companhia
    Rompimento completa 9 meses na segunda-feira (25/10); companhia iniciou remoção do material lodo da lagoa rompida - Casan/Divulgação/CSC

    A presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, visitou as obras que estão de recuperação da lagoa de evapoinfiltração do Sistema de Esgotamento Sanitário da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (22). Acompanhada pelo diretor Joel Horstmann, o vereador Renado Geske, o intendente da Lagoa, Alexandre de Jesus, e o engenheiro Douglas Zimmermann Melo, o grupo conferiu os trabalhos no delta e na própria lagoa.

    As operações integram o Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), que a companhia executa na Lagoa da Conceição desde o deslizamento dos bancos de areia da unidade de evapoinfiltração que recebe o efluente tratado. O plano foi aprovado pelo órgão ambiental da prefeitura.

    Nesse momento, afirma a companhia, o trabalho está focado na dragagem para a retirada do material depositado no fundo da lagoa artificial, uma mistura de lama com areia, com objetivo de devolver a infiltração natural do terreno. Atualmente, além de comprometer a capacidade de infiltração do efluente tratado no solo, o material sedimentado ao longo dos anos reduz a capacidade de recebimento do efluente na lagoa.

    Publicidade

    “É um trabalho que está sendo realizado para a segurança da população próxima à lagoa de evapoinfiltração e para a cidade como um todo”, destaca a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, lembrando que as ações foram apresentadas aos moradores locais em reunião realizada antes do início dos trabalhos.

    Tratamento terciário

    Outra obra ambiental na região em andamento é a alteração da tecnologia de limpeza da estação de tratamento de esgoto Lagoa da Conceição. Até o final do ano, a unidade vai utilizar o sistema de tratamento terciário, que aumentará a eficiência de tratamento com a remoção de elementos como nitrogênio e fósforo. O investimento da Companhia nestas ações é superior a R$ 6 milhões.

    egenheiros da companhia, junto com a presidente e vereador, conversam nas dunas ao lado da lagoa de evapoinfiltração da casan na lagoa da conceição
    Lagoa de evapoinfiltração está passando por limpeza para que volte a infiltrar água no solo corretamente – Casan/Divulgação/CSC

    Audiência discute rompimento

    A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por solicitação do deputado Bruno Souza (Novo), realiza na próxima segunda-feira (25/10), às 14h, audiência pública para discutir o rompimento da lagoa de tratamento, 9 meses depois da tragédia. A finalidade do encontro, que ocorre de forma presencial e virtual, é buscar informações sobre quaisquer fatos novos, investigações em curso, o Prad ainda, sobre a situação das indenizações às famílias afetadas.

    Publicidade