A Prefeitura de Florianópolis irá exigir que estabelecimentos comerciais cobrem que clientes apresentem comprovante de vacinação de Covid-19 para acessarem eventos com público maior do que 500 pessoas a patir de 16 de novembro.
Segundo o poder municipal, a medida visa garantir um menor risco de contágio e maior segurança sanitária para os clientes, sem comprometer a retomada econômica da cidade.
Regras do passaporte de vacinação
A exigência do passaporte de vacinação inicia em 16 de novembro. A comprovação será feita pelo aplicativo Conecte SUS.
Serão exigidas as 2 doses para adultos e 1 dose para menores de 18 anos, pois ainda não terá dado o prazo para a segunda dose de todo esse grupo.
Outros eventos/comércios com capacidade menor do que 500 pessoas que queiram exigir a vacinação poderão ganhar um selo de Local Seguro para ficar exposto na frente do estabelecimento e divulgado no site da prefeitura.
Programação vinculada à vacinação
Segundo a prefeitura, a volta da programação de verão está sendo planejada em conjunto com o avanço da vacinação e melhoria nos dados da Covid-19 na cidade.
Nesta segunda (4/10) foi lançada também a programação preliminar de virada de ano. Haverá queima de fogos da virada do ano na baía norte, com visualização da Beira-Mar Norte e Continental. A ação será somente nesses pontos, sem queima de fogos nos bairros, e não haverá shows.
Já a previsão para o Carnaval 2022 é de que o evento deve contar com a realização dos blocos de rua e também do desfile das escolas de samba na Passarela Nego Quirido. A confirmação oficial, diz a prefeitura da capital, vai depender do aumento no número de vacinados e diminuição dos riscos.