Operação de fiscalização em postos de combustíveis da Grande Florianópolis, na tarde desta quinta-feira (9/9), resultou na autuação de quatro postos de combustíveis. Os donos dos estabelecimentos aproveitaram o momento de desabastecimento provocado pelos bloqueios das estradas para cobrar preços abusivos de forma a lesar os consumidores.
A ação foi um trabalho conjunto do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Procon, Secretaria de Estado da Fazenda e Polícia Civil.
De acordo com o promotor Eduardo Paladino, nos quatro postos foram verificados aumentos de 10 a 30 centavos por litro de gasolina e com o flagrante os locais voltaram a praticar os mesmos preços de antes do bloqueio.
“Mesmo tendo voltado aos preços anteriores, por um período praticaram valores que podem ser considerados abusivos. Assim, foram autuados administrativamente pelo Procon e instaurado inquérito policial para apurar possível crime contra a economia popular”, disse Paladino.
Ainda conforme o MPSC, de todos os postos fiscalizados em Florianópolis, São José e Santo Amaro da Imperatriz, apenas os quatro ainda possuíam combustível à venda no momento da operação.