A Anvisa avaliou que a vacina Coronav não pode ser utilizada, por ora, para imunização de pessoas acima de 3 anos. A decisão da diretoria técnica ocorreu nesta quarta-feira (18/8), afirmando que não foi possível concluir sobre a eficácia e a segurança da vacina nessa faixa etária. e que os dados de imunogenicidade deixam incertezas sobre a duração da proteção conferida pelo imunizante.
Para prosseguir com a solicitação de inclusão de crianças e adolescentes na bula da CoronaVac, o Instituto Butantan precisa apresentar as informações pendentes e submeter à Anvisa um novo pedido. O laboratório Janssen também recebeu autorização para condução de estudos com menores de 18 anos no Brasil.
Vacinação em SC
Em Santa Catarina, a definição sobre a vacinação de adolescentes ocorrerá durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) programada para terça-feira (24/8). Segundo dados do IBGE, Santa Catarina possui 549.894 pessoas na faixa entre 12 e 17 anos.
A vacinação ocorrerá com o imunizante autorizado pela Anvisa. Atualmente, a vacina da Pfizer é a única que pode ser aplicada nesta faixa de idade.
No momento o estado trabalha para terminar de imunizar a população adulta, que deve receber ao menos uma dose até o final do mês, para depois iniciar a imunização dos adolescentes.