A “Mostra AF de Cinema 2018”, realizada pela Aliança Francesa de Florianópolis, volta para a sua segunda temporada, entre os dias 3 e 12 de setembro, no cinema do CIC, em Florianópolis. Ao todo, serão 10 filmes com entrada gratuita.
Entre os destaques estão o atual, realista e interessantíssimo Petit Paysan (O pequeno Fazendeiro), de Huber Charuel, vencedor do César de Melhor Primeiro Filme em 2017, que terá sua primeira exibição em Santa Catarina, o elogiadíssimo Wùlu, “gangster africano” dirigido pelo diretor estreante franco-malinês Daoda Coulibaly, e os clássicos Le Mépris (O Desprezo) de Jean-Luc Godard e Le Salaire de la Peur (O Salário do Medo), de Henri-Georges Clouzot.
Completam a lista a animação e crítica social baseada em HQ, Aya de Yopougon (Aya), de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie, o documentário Swagger, a biografia musical Barbara, a comédia Ciumenta, de David Foenkinos, além dos dramas Une Vie Violente (Uma vida violenta) e A peine j’ouvre les yeux (Assim que abro meus olhos).
Além das sessões no cinema do CIC, a mostra acontece também com os mesmos filmes em sessões fechadas para alunos do IFSC-Continente e promove 10 sessões de cine-debate com o documentário Swagger em escolas de Florianópolis.