Defesa Civil recomenda atenção com mais vulneráveis diante da previsão de frio

    Diante da previsão de frio intenso para os próximos dias, a Defesa Civil de Santa Catarina emite alertas de cuidados com as pessoas mais vulneráveis. Os modelos meteorológicos preveem que haverá uma queda brusca de temperatura a partir desta terça-feira (27/7) em todo o Sul do Brasil, atingindo temperaturas muito mais baixas que o normal.

    Para uma situação de extremo frio como a que se desenha, a DC recomenda “pequenos cuidados”. “A recomendação nestes dias mais frios é reforçar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e moradores de ruas. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais, assim é recomendado que sejam abrigados durante a noite”, diz Daniel Dutra, gerente de gestão de desastres da DC. Nesse sentido, prefeituras da região da Grande Florianópolis reforçaram os serviços de acolhimento de pessoas em situação de rua.

    galhos congelados com termômetro em praça marcando -4ºC - Defesa Civil recomenda atenção com mais vulneráveis diante da previsão de frio
    Frio intenso deverá durar cerca de 3 dias em Santa Catarina – Marcelo Muniz/DC/Divulgação/CSC

    Ele reforça que é importante se manter aquecido mas evitar técnicas que possam colocar as pessoas em risco como acender churrasqueiras ou latas com combustíveis dentro de casa. “Este procedimento pode provocar incêndios, queimaduras ou causar a morte devido a inalação de monóxido de carbono”, destacou Dutra.

    Publicidade

    Fora o cuidado pessoal, há também o alerta para a formação de gelo nas estradas, o que gera situações de risco. A formação de gelo na pista reduz o atrito, facilitando a ocorrência de acidentes, por isso a DC recomenda atenção redobrada nas estradas.

    + Litoral catarinense tem alerta de ventos de até 100km/h nos próximos dias

    Outra recomendação é para proteger tubulações de água que não estejam enterradas e equipamentos descobertos. A proteção pode ser feita com papelão, jornais, plásticos ou lonas, isso minimiza a probabilidade de congelamento da água nos canos. A mesma ação pode ser utilizada nos hidrômetros para reduzir as chances de ruptura do equipamento.

    Publicidade