Integração das forças faz São José se destacar no combate à criminalidade

Expertise dos profissionais e uso de novas tecnologias têm auxiliado às instituições policiais na resolução de crimes na cidade

grupo de policias, entre guarda municipais, militares e civis, posa em linha para foto em uma grande garagem
GMSJ tem feito trabalho integrado com polícias militar e civil, como na Operação Choque de Ordem - Foto: Divulgação

O trabalho integrado das forças de segurança na cidade de São José tem feito a diferença no planejamento de políticas de públicas para o Município. Com a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), implantado no início da administração da prefeita Adeliana Dal Pont, as ações ostensivas começaram a ser intensificadas em todas as regiões da cidade.

A expertise dos profissionais e o uso de novas tecnologias têm auxiliado às instituições na resolução de crimes, fato que tem feito São José se destacar entre os municípios do estado no combate à criminalidade. E os resultados já apareceram: no primeiro semestre de 2018 foi registrada a queda do número de furtos e roubos na cidade.

Segundo dados estáticos da Segurança em Números, ferramenta online de divulgação desenvolvida pela Secretária de Segurança Pública de Santa Catarina, nos primeiros cinco meses de 2018, São José apresentou queda de 10,5% na taxa de furtos, 28,5% a menos nas ocorrências de furtos de veículos, além da diminuição em 27,6% nos registros de roubo.

Publicidade

Um dos diferenciais do município é a Central de Vídeo Monitoramento Integrado, projeto desenvolvido pela Prefeitura de São José, com a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de São José. São cerca de 80 operadores que trabalham 24 horas para observar as imagens transmitidas pelas 250 câmeras espalhadas pela cidade. De 2016 até agora, 1.222 suspeitos procurados pela polícia foram identificados a partir do trabalho da Central.

Além disso, a Central possibilitou que as equipes das forças de segurança, que atuam nas ruas da cidade, identificassem 465 veículos envolvidos em delitos e ajudassem na recuperação de 244 veículos furtados. Também a partir das câmeras foram realizadas 345 abordagens a vândalos, 256 prisões e detenções, 208 recuperações de bens furtados, 190 flagrantes de trânsito e 166 flagrantes de furtos.

dois homens com coletes da prefeitura municipal de são josé sentados em cadeiras de escritório lado a lado olham para uma parede cheia de telas mostrando imagens de cameras de segurança
Videomonitoramento é grande ferramente de resolução de ocorrências – Foto: PMSJ/Divulgação

Para a secretária municipal de Segurança, Andrea Pacheco, a redução dos índices de criminalidade em São José vai além da segurança e reflete, também, os investimentos que o Município tem feito no desenvolvimento de áreas como saúde, educação, esporte e cultura.

“O modo de conceber a política de segurança pública na cidade de São José tem permitido que a nossa atuação seja mais preventiva e não apenas reativa. Isto também é fruto dos investimentos que a gestão tem realizado nas áreas essenciais para oportunizar mais qualidade de vida para as pessoas”, enfatiza Andrea.

Publicidade
COMPARTILHAR