Fornecimento de óculos para idosos em Palhoça tem início com o
Programa de fornecimento de óculos iniciou atendendo crianças em Palhoça e agora contempla pessoas acima dos 60 anos - Lucas Cervenka/CSC

A Prefeitura de Palhoça lançou nesta quinta-feira (15/7) a versão de auxílio ocular para idosos. Nos moldes do que foi o programa “Criança com Visão”, o foco agora é fornecer os óculos para pessoas acima de 60 anos.

O programa “Melhor idade com Visão” que tem como objetivo fundamental a realização de consultas oftalmológicas e a disponibilização de óculos de grau para idosos acima de 60 anos que estejam inscritos no CadÚnico e que necessitem de uso de correção visual. Ainda não há um número exato de quantos idosos serão contemplados pela iniciativa, que tem orçamento de R$ 400 mil para a compra dos óculos. Na versão infantil foram 4,2 mil consultas realizadas, resultando na entrega de 2,6 mil óculos para estudos.

“Por mais que os pais acompanhassem os filhos de perto, muitas vezes não conseguiam identificar essas necessidade de uma correção visual. Quem usa óculos sabe o quanto é importante isso”, diz o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Publicidade

No lançamento, Freccia entregou em mãos os primeiros óculos a quatro idosos, que já tinham consultado e encaminhado as solicitações. Para entrega dos óculos, o programa, coordenado pelas secretarias de Saúde e de Assitência Social de Palhoça, segue as etapas de acuidades visuais e análises primárias, exame visual, escolha das armações e conferência de medidas ópticas e, por fim, a entrega dos óculos e os ajustes visuais finais.

eduardo freccia prefeito de palhoça fala gesticulando
Freccia: “quem usa óculos sabe como é importante essa necessidade” – Lucas Cervenka/CSC

Entrevista: Eduardo Freccia, prefeito de Palhoça

Correio SC: Como surgiu essa assistência para a população idosa no município?

Freccia: A gente sabe que há a necessidade para muitos idosos da correção visual, e a gente sabe também que quem usa sabe o custo que é para manter e precisa passar pelos exames, fazer os seus óculos e depois passar por todo o acompanhamento ao longo dos anos. Pode haver variação, necessidades de ajustes. Isso tudo é custoso e nós temos uma população de mais de vinte mil idosos em Palhoça e muitos deles em situação de vulnerabilidade social, que não possuem recursos para fazer esse acompanhamento como necessário. Tenho certeza que muitos hoje sequer sabem que precisam, é esse atendimento que a gente quer levar, iniciando pelos idosos que estão sendo atendidos nos Cras da cidade, na secretaria de Assistência Cocial, através dos programas e benefícios municipais. Para esses idosos será feito uma triagem, os exames e aqueles que precisarem receberão gratuitamente um óculos de grau fornecido pelo município.

Correio SC: Esse programa tem origem no programa infantil da administração passada. Quais outros programas assistenciais que o senhor dá continuidade na sua gestão?

Freccia: Nós colocamos para a população uma proposta de continuidade, continuar fazendo o que vinha dando certo, eu estava junto com o prefeito Camilo, eu era seu braço direito e hoje estou executando os programas. Nosso compromisso era manter tudo o que vinha dando certo. O Melhor Idade Com Visão é uma evolução do Criança Com Visão, um programa onde atendeu mais de 15 mil crianças que fizeram todos os testes e aqueles que tiveram necessidade receberam um óculos de grau gratuito, e vamos evoluir o Criança Com Visão também para as crianças da rede estadual de educação; estávamos na rede municipal e vamos ampliar para a rede estadual. Mantemos também o programa Sorria Palhoça, que entrega prótese dentária total as pessoas que necessitam. Também temos o programa Ciclo, que é um programa pioneiro em que o prefeito Camilo criou, fornecendo absorvente de forma gratuita para as mulheres em vulnerabilidade social de Palhoça. Temos um grande número de mulheres que ainda não se utilizavam de absorventes por falta de recursos, essas mulheres hoje recebem nos postos de saúde e esse programa hoje vem sendo replicado por grandes cidades do Brasil, como São Paulo e Florianópolis, que recentemente informou que vai ingressar com esse programa. Tem mais programas e a nossa ideia é manter o que dá certo, aumentar, ampliar o atendimento social.

Como participar

Para obter mais informações sobre o programa “Melhor Idade com Visão” basta entrar em contato com o coordenadoria técnica da saúde visual do município pelo telefone (48) 98429-6690.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade