Setor de serviços em Santa Catarina cresce 15,6% em 2021

    Setor de serviços em Santa Catarina cresce 15,6% em 2021

    Com um dos melhores resultados do país, o setor de serviços apresentou um crescimento de 15,6% nos cinco primeiros meses de 2021. A conclusão é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é mais do que o dobro do crescimento do volume nacional, que ficou em 7,3%.

    O dado positivo coloca Santa Catarina como o segundo maior crescimento em termos percentuais do país. Quando se leva em consideração tanto o indicador do volume de serviços quanto o peso de cada Estado no resultado nacional, a alta catarinense é a quarta mais significativa do país.

    O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, destaca que, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor de serviços catarinense teve um avanço de 5,8%. “O setor de serviços, um dos mais afetados pela pandemia, mostra sua reação e Santa Catarina se destaca entre os melhores resultados do país. Os dados evidenciam que estamos preparados economicamente para a retomada, com ações perenes e um cenário de oportunidades rumo ao fim da pandemia”, avalia.

    Publicidade

    Em maio, o crescimento chegou a 2,2%, também acima do índice nacional, que foi de 1,2%. No acumulado do ano, as atividades com maiores altas foram serviços profissionais, complementares e administrativos (30,6%) e transportes, serviços auxiliares ao transporte e correios (20,9%).

    Setor de serviços em Santa Catarina cresce 15,6% em 2021
    Em um ano, crescimento é próximo a 6% – Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
    Setor de serviços nacional

    Em maio de 2021, o volume de serviços no Brasil avançou 1,2% ante abril, na série com ajuste sazonal, acumulando ganho de 2,5% nos últimos dois meses e recuperando parte do recuo de março (-3,4%). Com isso, o setor de serviços volta a ultrapassar o nível pré-pandemia, já que se encontra 0,2% acima do patamar de fevereiro de 2020.

    Oportunidades de emprego

    Com 7.215 vagas abertas e intermediadas pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine) órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Santa Catarina tem o maior número de oportunidades do mês de julho até agora. As ofertas estão em todas as regiões catarinenses, das quais, 140 são para pessoas com deficiência (PcD). Há emprego também para os mais variados cargos, desde vagas para auxiliares a profissionais formados, como nutricionista.

    Brusque, no Vale do Itajaí, é a cidade com mais vagas em aberto, entre as unidades do Sine. São 1.037 oportunidades disponíveis. No Oeste, o destaque é para a cidade de Concórdia, com 1.010 vagas disponíveis.

    Publicidade
    COMPARTILHAR