A Assistência Social de São José fornece atendimento à população de rua através de abordagem social ou busca espontânea aos serviços do Centro POP. Entre os serviços ofertados pelo Centro POP, no bairro Roçado, há a disponibilização de espaço para higiene pessoal, alimentação, guarda de pertences, kit higiene e encaminhamento à rede de assistência social do município, disponibilizando tratamento de saúde, ingresso em comunidade terapêutica, reinserção ao mercado de trabalho, oficina de revitalização com palets, reconstrução de projeto de vida e passagem terrestre para retorno à sua cidade de origem. O município conta ainda com o serviço de duas casas de acolhimento e duas casas de passagem.
Apenas em 2021, no período de 1º de janeiro a 22 de junho, a secretaria de Assistência Social já realizou mais de 9 mil atendimentos a pessoas em situação de rua, ressaltando que esse número não equivale ao número de pessoas, pois cada PSR recebe mais de um tipo de atendimento. Segundo o Secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, “conforme cadastramento do Centro POP e serviço de abordagem, São José tem aproximadamente 291 pessoas em situação de rua atualmente. Muitos usuários não permanecem em São José, apenas fazem o trânsito para municípios vizinhos”.
Segundo a prefefeitura, do total de atendidos, 324 foram encaminhados com passagens para retorno à cidade de origem (64), reinserções no mercado de trabalho (29), alocações em comunidades terapêuticas (95), encaminhamentos para casas de acolhimento (136).
O Centro POP é serviço de entrada para acolhimento dos usuários que estão nas ruas. No local, os assistidos são encaminhados para a rede socioassistencial. De acordo com o Prefeito Orvino Coelho de Ávila, “desde o início do governo as ações foram intensificadas com o objetivo de aperfeiçoar a execução da Política Municipal de Assistência Social, implementando um fluxo integrado entre as secretarias, promovendo a reinserção familiar, no mercado de trabalho e novos acolhimentos em abrigos para as pessoas em situação de rua”.
Nesta terça-feira (29) a Câmara de Sâo José faz nova rodada de debate sobre o problema das pessoas em situação de rua no município.