Novos lotes de vacina chegam em SC nesta quinta

    Nesta quinta-feira (24/6) estão previstos dois novo lotes de vacinas contra Covid para Santa Catarina, com diferentes patentes.

    De acordo com o governo estadual serão 211.780 doses, divididas em 86.580 da Pfizer, 126.200 da Coronavac, em vôos que chegam em Florianópolis às 10h e às 14h.

    profissionais de saúde retira dose de ampola - Novos lotes de vacina chegam em SC nesta quinta
    São 211 mil doses que chegam nesta quinta em SC e mais 52 mil aguardadas da Janssen – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Divulgação/CSC

    O governador, Carlos Moisés, afirma que até o fim da semana serão 265 mil doses recebidas, contando com a remessa da vacina Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, que tem necessidade de apenas uma injeção para imunização ao coronavírus. O primeiro lote dessa vacina, que tem eficiência próximo de 88%, chegou ao Brasil nesta terça-feira (22).

    Publicidade

    + Florianópolis vacina mais porque recebe mais doses

    Após a chegada, procede-se com a distribuição dos novos lotes para os municípios aplicarem na população. No momento algumas cidades já estão sem estoque de doses para continuar a vacinação e o novo loto deve dar novo impulso no calendário de imunização previsto pelo estado.

    Até essa quarta, antes dos novos lotes, Santa Catarina recebeu 3.671.940 doses de vacinas, das quais 2.424.646 foram aplicadas em primeira dose, representando 33,43% da população catarinense com uma injeção, e 782.308 aplicadas como dose de reforço, o que significa que 10,79% da população está com a cobertura vacinal completa. A cobertura dos grupos prioritários com a primeira dose alcança 92% e com segunda dose 34,47%.

    O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, destaca a importância de completar o esquema vacinal, com as duas doses da vacina, para que a pessoa fique protegida da Covid-19. “Somente com a segunda dose é que as pessoas vão ficar protegidas, de forma duradoura, da doença. Portanto, é fundamental que todos aqueles que já receberam a primeira dose fiquem atentos à data correta de retorno para a aplicação da segunda dose, e não atrasem”, ressalta o superintendente.

    Publicidade
    COMPARTILHAR