Palhoça anuncia pacote de investimentos de R$ 50 milhões

homem discursa em pé com um microfone ao lado de uma projeção de tela e à frente de uma mesa com pessoas sentadas que assitem, estão de costas para a câmera
O programa “Acelera Palhoça” prevê obras nas áreas de educação, infraestrutura, mobilidade e segurança pública - Foto: Nagib de Pieri/PMP

A Prefeitura de Palhoça lançou na manhã desta quinta-feira (23/8) o programa “Acelera Palhoça”, um pacote de investimentos que soma R$ 50 milhões em ações, obras e projetos. O evento ocorreu no gabinete do prefeito e reuniu secretários, vereadores, empresários e lideranças comunitárias.

“Com a maioria dos projetos já aprovados, algumas obras já licitadas e a garantia dos recursos necessários, esse pacote enfim sai do papel. Esse programa é o sonho de todo administrador público, preocupado com o bem estar da cidade e sua gente”, comentou o prefeito Camilo Martins na ocasião.

Principais investimentos

Publicidade

Na segurança são mais de 300 câmeras de monitoramento que vão ajudar a coibir a criminalidade dentro do município e na atuação dos agentes de trânsito para melhorar o tráfego de veículos nas vias da cidade.

Em Infraestrutura o investimento prevê mais de 50 novas pavimentações em diversos bairros de Palhoça, entre outras que serão realizadas por meio do programa “Mãos dadas, mãos à obra”.

Dentre as obras mais significativas, o cronograma prevê a execução da terceira etapa da Avenida das Torres, ligando o bairro Jardim Eldorado ao bairro Pagani, por meio do bairro Passa Vinte.

Obras, junto à marginal norte da BR-101, serão executadas. Os projetos – uma nova ligação entre a marginal da BR-101 e o Centro de Palhoça, pela Praça das Bandeiras; ligação da área central da cidade à marginal da BR-101, pela rua Angélica Raulina Weingartner – com o objetivo melhorar consideravelmente o fluxo de veículos na área urbana.

As duas obras fazem parte de um pacote de reivindicações que a Prefeitura vem defendendo junto à concessionária da rodovia, a Arteris, controladora da Autopista Litoral Sul. No início de maio, o prefeito Camilo Martins promoveu reunião, com diretores da concessionária e engenheiros do Dnit para acelerar a liberação das obras.

Outros projetos para melhorar a mobilidade serão executados: a rótula que envolve a avenida Jacob Weingartner e o acesso ao loteamento Nova Palhoça, no bairro Rio Grande – conexão da rua Firenze Business com a rua Maria Leopoldina da Silva, no bairro Pachecos.

Eduardo Freccia, secretário de Infraestrutura, disse que “essa é mais uma etapa de um novo ciclo de realizações, que vem acontecendo há vários anos em Palhoça”. Frisou que “todas essas ações são apenas a primeira etapa do programa”.

Novas creches

Na área da Educação, entre os meses de agosto e setembro, a Prefeitura entrega cinco Centros de Educação Infantil (CEI), que juntos vão atender cerca de 600 crianças. No último dia 14, a Secretaria de Educação entregou à comunidade do loteamento Alaor Silveira bairro São Sebastião, o CEI Roda Viva, com espaço para receber 160 crianças. No último dia 21 foi o CEI Conviver, no bairro Jardim Eldorado. Na sequência, serão inauguradas mais quatro creches: Criança Esperança, no loteamento Jardim Coqueiros, Ciranda Colorida, no Loteamento Miriam, bairro Pachecos. O pacote de obras também define a construção de uma creche no bairro Aririú.

Novas áreas de lazer

O programa Acelera Palhoça também vai contemplar a cidade com obras de revitalização de espaços públicos, com destaque para a Praça 7 de Setembro, no Centro, os Parques do Aririú, Madri, a construção do deck da Praia do Sonho, a segunda etapa do Parque da Barra e o Parque da Ponte do Imaruim. Além da primeira etapa da construção de calçada, ciclovia e recuos de ônibus na Rua Alcino dos Navegantes Moreira, no bairro Barra do Aririú.

Projetos e equipamentos

A Secretaria de Infraestrutura define como prioridades, no programa Acelera Palhoça: elaboração do projeto para construção de uma nova ponte sobre o Rio Cubatão (Guarda do Cubatão); projetos do Sistema de Esgotamento Sanitário do Distrito Sede e Região Sul do Município; projetos executivos de macrodrenagem.

A frota da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) vai receber o reforço de novas máquinas e veículos pesados: três caminhões novos, duas retroescavadeiras, duas mini escavadeiras, uma patrola, um trator com implementos de roçada e uma draga.

Publicidade
COMPARTILHAR