SC recebe 309 mil doses de vacina contra coronavírus para aplicações de reforço

    O Governo de Santa Catarina recebeu na noite desse domingo (20/6) nova remessa com mais 309.250 doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Todas as doses deste novo lote serão utilizadas para aplicações de reforço da imunização contra o coronavírus. O intervalo de aplicação entre a dose um e a dose dois da vacina deste fabricante é de 12 semanas.

    homem usando máscara olha para caixas de isopor onde estão as vacinas para aplicações de reforço da astrazenava em sc
    Lote de Oxford/Astrazeneca será usado para aplicação de segundas doses – Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação/CSC

    A Secretaria de Estado da Saúde vem reforçando o apelo para que as pessoas completem a imunização. Já são quase cem mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose. De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde, até 14 de junho de 2021, 99.525 pessoas não haviam retornado, no tempo adequado, para tomar a segunda dose da vacina. Deste total, 57.124 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 42.401 pessoas com a AstraZeneca.

    + Estado inicia imunização em lactantes e recomeça em gestantes e puérperas sem comorbidades

    Publicidade

    O diretor de vigilância epidemiológica, João Augusto Brancher Fuck, acredita que o número de pessoas que não tomaram a segunda dose possa estar relacionado com o fato das pessoas acreditarem que apenas uma seja suficiente para a imunização e também com o esquecimento. “Muitas pessoas tomam uma dose e acreditam que estão protegidas. Mas as vacinas contra a Covid-19 atualmente disponíveis no calendário de vacinação necessitam de duas doses para a efetiva proteção. Então, é de extrema importância tomar as duas doses da vacina. No caso da Coronavac o intervalo adequado é de 28 dias, e para quem tomou a AstraZeneca ou Pfizer, de 12 semanas. Cumprir esses prazos é importantes para a proteção”, conclui o diretor.

    Publicidade
    COMPARTILHAR