Prefeitura de São José promove ação de abordagem social

Na manhã desta segunda-feira (24/5), as secretarias de Saúde e de Assistência Social da Prefeitura de São José abordaram pessoas em situação de rua nos bairros Kobrasol e Campinas. A ação foi realizada com uma equipe multidisciplinar de saúde e assistentes sociais.

“A abordagem social é um processo de trabalho planejado de aproximação, escuta e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de rua nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social”, explica o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho.

profissionais de abordagem social em são josé
Profissionais de abordagem aos moradores de rua procuram encaminhá-los para serviços assistencias de acolhimento – PMSJ/Divulgação/CSC

A primeira etapa da abordagem é construir vínculo e em seguida dar o encaminhamento necessário, “seja para acompanhamento do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou encaminhamento para comunidade terapêutica, caso haja necessidade e vontade do usuário”, completou o secretário.

Publicidade

De acordo com a enfermeira e gerente de saúde mental da Prefeitura de São José, Ana Claudia Scheidt, “é a partir desse trabalho de aproximação que conseguimos conduzir essa população tanto para o atendimento de saúde quanto de assistência social”.

Prefeitura de São José promove ação de abordagem social - homem enrolado em cobertor sentado em praça
São José tem cerca de 300 pessoas em situação de rua – PMSJ/Divulgação/CSC

Segundo a secretária de saúde, Sinara Simioni, além de se tratar de uma questão de saúde pública, as abordagens têm o intuito de acolher essas pessoas. “A equipe, que faz a aplicação da vacina no público que faz parte do alvo de vacinação para Covid-19 e H1N1, também avalia outros sinais, oferece curativos e faz a testagem para doenças como Tuberculose, HIV e Sífilis”.

O objetivo agora é tornar essa ação cada vez mais frequente, criando uma agenda rotineira de abordagem social. Para o Prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, a iniciativa deve continuar e ser ampliada. “Ofertamos saúde a essa população e acolhimento, para que se integrem a sociedade e queiram buscar um melhor caminho com o apoio da assistência social. Sabemos que é um trabalho delicado e que precisa ser constante, mas nossas equipes estão engajadas em melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e de quem mora na região”, afirmou.

Nesta terça-feira (25) há nova rodada de debate na Câmara de São José sobre as pessoas em situação de rua.

Publicidade
COMPARTILHAR