close em criança com a mãozinha sobre a mão de um homem adulto
Programa do poder judiciário catarinense visa facilitar a adoção em Santa Catarina, onde há 2.928 crianças e adolescentes habilitados para novas famílias - Divulgação/CSC

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de São José (CMDCA) está com as inscrições abertas, até o dia 28 de maio, para o Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorre em 2 de junho. A documentação deve ser encaminhada para os emails cmdca.sj.sc@gmail.com e fmdcasj@gmail.com, ou na secretaria do CMDCA, de terça a quinta-feira, das 8h às 12h. Em São José, atualmente, das denúncias envolvendo criança e adolescente, 25,20% são de violência e exploração sexual, fora os casos não notificados.

O município dispõe de equipes compostas por assistentes sociais e psicólogos que trabalham nos CREAS no serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI) que atendem com o objetivo de contribuir para o rompimento da violação de direitos e o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva, além de propiciar a inclusão das famílias aos serviços públicos no sistema de proteção social. Os profissionais também trabalham com o objetivo de prevenir a reincidência de violações de direitos. A política municipal de defesa dos direitos da criança e do adolescente foi criada pela lei municipal nº 5.482 de 11 de maio de 2015.

Publicidade