SC tem melhora de risco em duas regiões, mas 13 continuam em patamar gravíssimo

    A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado (15/5) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que três regiões de Santa Catarina foram classificadas no patamar grave (cor laranja) e outras 13 na situação gravíssima (cor vermelha) para a transmissão da Covid-19.

    SC tem melhora de risco em duas regiões, mas 13 continuam em patamar gravíssimo
    São treze regiões classificadas com risco potencial gravíssimo e três regiões em risco potencial grave – SES/Divulgação/CSC

    As regiões da Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Nordeste foram classificadas na situação grave. A melhora ocorreu após duas semanas consecutivas sem alterações, onde apenas a região da Grande Florianópolis permanecia nesse patamar.

    Cenário pior no Alto Vale

    A única região avaliada com risco máximo em todos os quesitos foi a do Alto Vale do Rio do Peixe. A exemplo da semana passada, a região da Grande Florianópolis não foi classificada em nível gravíssimo em nenhum dos quatro índices avaliados pela matriz: evento sentinela (elevação do número de óbitos); transmissibilidade (variação do número de casos); monitoramento (número de exames RT-PCR para Covid-19 processados pelo Lacen) e capacidade de atenção (ocupação dos leitos de UTI). O novo mapa será divulgado no dia 15 de maio.

    Publicidade

    Segundo o balanço desta semana, as regiões ainda registram alta ocorrência de óbitos, mas o Rt (índice de transmissão do vírus) tem diminuído e aponta para uma tendência de baixa nesta onda. Três regiões apresentam risco alto: Nordeste, Médio Vale e Grande Florianópolis.

    De acordo com dados da SES dessa sexta (14), o estado tem 924.602 casos confirmados de coronavírus, com 96% de recuperados e 14.351 mortes.

    Publicidade