Figura ativa no cenário cultural de Santa Catarina, o escritor e cinéfilo Gilberto Gerlach morreu aos 77 anos nesta quinta-feira (6/5), em São José, vítima de um infarto. Ele era membro Academias Catarinense de Letras, além de ser o fundador do Cineclube Nossa Senhora do Desterro, no CIC, em 1968.
Natural de São José, Gilberto Gerlach era também historiador e engenheiro civil. A região foi retratada em sua trajetória em livros como São José Terra Firme (2007), Ilha de Santa Catarina – Florianópolis (2015) e Colônia Blumenau no Sul do Brasil (2019). Desde 2011, era membro da Academia Catarinense de Letras, ocupando a cadeira 17.
No cinema, introduziu a cultura dos cineclubes na região, primeiro na UFSC, depois no Theatro Adolpho Mello, em São José, e enfim no CIC. Entusiasta da sétima arte, visitava todo ano Cannes, na França, para acompanhar o dos festivais de cinema, um dos mais conceituados do mundo. Foi também proprietário da casa Cine York, no Centro Histórico. Como cineasta, tem no currículo o curta Novelo (1968) realizado pelo Grupo de Cinema Universitário (GUCA), que na década de 60 produzia filmes em Florianópolis e São José.