O observatório da vacinação da OAB estadual recebeu 28 denúncias de irregularidade no processo de distribuição e aplicação de vacinas contra a Covid-19 em Santa Catarina entre março e abril de 2021. Das ocorrências, 18 estão relacionadas a casos de fura-fila e as demais tratam da transparência no momento de aplicação das doses. A maior parte das denúncias são da região de Florianópolis, com 9, seguida das regiões de Criciúma (7), Joinville (4) e Itajaí (4).
Das denúncias de fura-fila, três são consideradas gravíssimas. Uma informa sobre a existência de uma sala de vacinação paralela para a aplicação irregular. As outras duas correspondem a vacinação de agentes públicos e familiares fora dos grupos prioritários. Os locais e mais informações das práticas não são divulgados enquanto as denúncias são verificadas.
As outras ocorrências estão relacionadas a casos variados durante a vacinação, como profissionais sem documento de identificação e o não rompimento do lacre da seringa na frente da pessoa. Segundo a OAB, todos os casos estão em fase de coleta de provas na coordenadoria geral do observatório para posterior encaminhamento aos órgãos de fiscalização e controle.
O observatório funciona com sete coordenadorias, em Florianópolis, Joinville, Itajaí, Criciúma, Lages, Blumenau e Chapecó. As denúncias sobre a vacinação no estado são recebidas pelo email denunciavacina@oab-sc.org.br