Circuito cultural promove caminhadas no Centro de Florianópolis

A ideia é propor um olhar mais atento, minucioso e sensível aos prédios, ruas e lendas que fazem parte da história da capital catarinense

mulher trajada de uma típica viúva anda à frente de um grupo de pessoas na praça 15
Caminhadas temáticas contam histórias pelas ruas de Florianópolis - Foto: Divulgação

Com a correria do dia a dia é bem comum passarmos por prédios históricos e monumentos e nem nos atinarmos para os acontecimentos que já tiveram tais locações como cenário. E como um dos propósitos do projeto Circuito Cultural – marcado para chegar a Florianópolis nos dias 18 e 19 de agosto – é justamente valorizar as áreas menos prestigiadas pela população, serão disponibilizados na programação dois horários para caminhadas guiadas pelo centro histórico. A ideia é propor um olhar mais atento, minucioso e sensível aos prédios, ruas e lendas que fazem parte da história da capital catarinense.

O primeiro horário, às 10h do dia 18, sábado, terá como anfitrião o jornalista e guia turístico Rodrigo Stüpp, idealizador do Guia Manezinho. O trajeto terá início na rua Trajano, quase na esquina com a rua Vidal Ramos, e encerra no Museu da Escola Catarinense (MESC). O tour visita a cidade do passado não apenas com datas e “dedos apontados”, explica o guia.

“A proposta é compreender alguns porquês sociais, arquitetônicos, culturais. É olhar com perspectiva histórica de passado, presente e futuro, com interação entre as pessoas”, diz Rodrigo Stüpp.

Publicidade

Já a turma que irá acompanhar a caminhada guiada no segundo horário, às 19h, também no dia 18, fará um passeio pela “Floripa Misteriosa”, projeto idealizado pelo grupo Floripa Dazantiga.

Desenvolvido pelas historiadoras Pauline Kisner e Elisiana Trilha Castro, o passeio noturno é resultado de uma extensa pesquisa em fontes históricas, que permitiram descobrir uma cidade cheia de causos fantasmagóricos e seus personagens. “Todos os dias, passamos por estas ruas e, na correria, não olhamos para cima, não percebemos a grande riqueza que existe em nosso centro histórico. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas vejam a cidade com outro olhar, como um lugar vivo e cheio de histórias”, ressalta Pauline.

Para ambos os horários é recomendável que os interessados cheguem ao ponto de partida (contêiner do Circuito Cultural) com pelo menos 10 minutos de antecedência. Estas como todas as demais atividades do projeto Circuito Cultural são gratuitas.

Circuito Cultural

O projeto Circuito Cultural é um espaço de cultural móvel com biblioteca e cinema, idealizado pelo Instituto Maratona Cultural, com patrocínio do BRDE, através da Lei de Incentivo à Cultura. Serão mais de 25 atrações n os dias 18 e 19 de agosto, todas gratuitas, como artes plásticas, literatura, teatro, cinema e shows musicais. O contêiner estará estacionado na esquina da rua Trajano com a Vidal Ramos.

Publicidade
COMPARTILHAR