Deputado quer investigação sobre apagões no Hospital Regional de São José

    Em março, o hospital passou por dois episódios de falta de energia elétrica

    O deputado estadual Bruno Souza (Novo), apresentou nesta quarta-feira (7/4) à Assembleia Legislativa de Santa Catarina representação enviada ao Ministério Público reivindicando investigação sobre suposta omissão por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no caso dos apagões no Hospital Regional de São José. O documento visa a abertura de inquérito civil por atos de irresponsabilidade. Em março, o hospital passou por dois episódios de falta de energia elétrica.

    A equipe de investigação do gabinete de Souza localizou ofícios que citam a gravidade dos apagões, afirmando que houve riscos à vida dos pacientes do Hospital Regional de SJ e do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), que também teria passado por uma falta de luz. Segundo o deputado, o documento confirma que pessoas tiveram que “ser ressuscitadas manualmente”. No primeiro apagão do Hospital Regional, servidores de folga foram chamados para fazer ventilação manual em pacientes da UTI.

    Alguns processos estão abertos desde 2019, apresentando a necessidade da manutenção preventiva e corretiva do quadro elétrico do Regional. Todos esses processos foram mencionados depois do primeiro apagão, para registrar que já havia histórico de pedidos de manutenção pelas direções dos hospitais à SES.

    Publicidade