As arenas esportivas devem ter nos próximos dias um novo regramento sanitário para voltarem a funcionar na pandemia. A informação foi adiantada pelo superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, durante audiência pública realizada pela Alesc nesta segunda-feira (5/4), para discutir as portarias e decretos estaduais que restringem a prática de esportes em função do coronavírus. Na última semana, o governo alterou o decreto e passou a permitir a prática de esportes recreativos.
O encontro, organizado pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto, foi solicitado pelo deputado Fernando Krelling (MDB), que defende o retorno das atividades em arenas esportivas. Remotamente, participaram da reunião mais de 20 pessoas, entre educadores físicos, empresários, autoridades, profissionais da saúde e secretários municipais de esporte. Eles argumentam que a prática esportiva é fundamental como prevenção à Covid e outras doenças, indicando que artigos científicos têm apontado que os índices de internação e de morte pelo vírus são menores em quem pratica atividade física.
O superintendente da Vigilância em Saúde informou que a unificação das normas sanitárias voltadas às atividades esportivas será encaminhada para avaliação e aprovação da secretária de saúde, Carmen Zanotto. “Teremos nos próximos dias uma legislação mais segura e queremos contar com todos para a sua divulgação e também para retomar as atividades, não como era antes, mas de uma forma muito mais segura”, disse Macário.