Decreto estadual contra Covid-19 é flexibilizado pelo governo

    Na noite dessa terça-feira (23/3), o Governo de Santa Catarina alterou o decreto que visa medidas para conter o avanço do coronavírus no Estado. Agora, o comércio de rua terá o limite de ocupação em 25%, e terá permissão para funcionar das 8h às 20h, duas horas a mais do que o último decreto. Os shopping centers, centros comerciais e galerias continuam com o horário de funcionamento das 10h às 22h.

    De acordo com o novo documento, os supermercados devem atuar com 50% da capacidade, e será permitida a entrada de duas pessoas por família. No decreto anterior o limite era de um cliente por grupo.

    A prática coletiva de esportes de cunho recreativo, com ou sem contato direto, em local público ou privado, passa a ser proibida até 5 de abril. A restrição vale para todos os níveis de risco.

    Cursos e outras mudanças
    Publicidade

    Com a atualização do decreto, fica permitida a realização de cursos presenciais em Santa Catarina. Eventos sociais, reuniões de público de qualquer natureza, públicas ou privadas, excursões e eleições cooperativas estão proibidas.

    Multas

    O texto do governo prevê ainda a aplicação de multa de R$ 500 para quem for flagrado sem máscaras em local fechado. Em caso de reincidência a multa vai pra R$ 1 mil. O governo afirma que não multará pessoas em vulnerabilidade econômica.

    O decreto é seguido pela maioria das cidades de Santa Catarina, incluindo os 22 municípios da Grande Florianópolis.

    Publicidade