Nessa terça-feira (23/3), no aniversário da capital, a Prefeitura de Florianópolis entregou obras de macrodrenagem na Lagoa da Conceição, no trecho do Rio Apa, que era considerado mais crítico em termos de vazão d’água – entre a Rua Rio Apa, no Canto dos Araçás, e a Servidão Braúlio Sagaz, no Canto da Lagoa. Com isso, dobrou-se a capacidade de escoamento da água da chuva em alguns pontos, e elevou o nível do rio.
“O prefeito Gean Loureiro sempre colocou a Lagoa da Conceição entre as prioridades. Essa execução da macrodrenagem na região dos Araçás é uma obra importante porque ali, quando chuvia, eram constantes os alagamentos nas casas”, destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.
Ao todo, foi realizada, principalmente, a substituição ou ampliação de 11 das 13 galerias de concreto armado existentes no trecho citado – as duas situadas na Servidão Capitão Vieira e sob a Rodovia Admar Gonzaga (SC-404) vão permanecer inalteradas. No mais, cabe explicar que a passagem de veículos, nas vias públicas que atravessam o Rio Apa, se dá sobre as galerias.