O Hospital Regional de São José passou por um apagão na tarde desta sexta-feira (12/03). A Secretaria de Saúde aponta que o problema ocorreu por uma pane elétrica em que o gerador não conseguiu ser acionado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de Santa Catarina (SindSaúde/SC), servidores de folga foram chamados para revezar com colegas na ventilação manual de pacientes da UTI.
A falta de luz teria durado uma hora e meia, de acordo com o SindSaúde/SC. Em nota, eles informam que os trabalhadores da saúde precisaram ventilar manualmente pacientes da UTI, o que demanda “grande esforço físico”. Além disso, aparelhos e respiradores a bateria demonstraram sinais de queda brusca no nível de energia.
A Secretaria de Saúde, em nota, explica que o problema ocorreu pela pane elétrica e que “os planos de contingência foram acionados, de modo a não prejudicar o atendimento aos pacientes da unidade, que se encontram em situação estável”. A situação no hospital foi normalizada por volta das 16h e a equipe do hospital providenciou os reparos necessários.
O Hospital Regional de São José registra neste sábado (13/3) 100% de ocupação dos 54 leitos de UTI disponíveis. No total, 28 pacientes de Covid-19 estão internados nos leitos da unidade. Na Grande Florianópolis, a ocupação é de 95,83%, sendo 168 internações pelo vírus. Os 12 leitos disponíveis na região estão na maternidade Carmela Dutra e no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Nesta sexta-feira, 387 pacientes estavam na fila de leitos de UTI em todo o estado.