Polícia Civil investiga restaurantes suspeito de poluição no Sul da ilha

    A Polícia Civil investiga suspeita de crime de poluição após denúncias de moradores sobre esgoto sanitário que extravasa de sumidouro de um restaurante no bairro Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. A ação é da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais.

    Foram identificadas diversas denúncias e reclamações protocoladas junto ao município desde 2009, mas as notificações administrativas não surtiram efeito prática ao longo desses anos. A partir do momento em que o fato foi trazido ao conhecimento da Polícia Civil, deram-se início ás investigações e foi realizada a primeira perícia ambiental no local pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), diligência que confirmou a poluição ambiental.

    Nessa quarta-feira (10/03), a DRCA/DEIC deflagrou a Operação “Dejetos” e acompanhou fiscais da Secretaria Municipal de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde para fiscalização administrativa requisitada pela Polícia Civil. Também foi realizada uma nova perícia para a confirmação da continuidade da poluição, com esgoto correndo a céu aberto e comunicando-se com a rede pluvial.

    Publicidade

    A ação resultou na interdição do estabelecimento por tempo indeterminado, até que o restaurante obtenha junto à Secretaria Municipal de Saúde a aprovação do projeto hidrossanitário e obtenção regular habite-se sanitário. A conclusão do inquérito policial ocorrerá nos próximos dias.

    Publicidade