Neste sábado (6/3), os maiores municípios da região da Grande Florianópolis continuam no processo de vacinação em idosos contra o coronavírus. Na capital, a Prefeitura de Florianópolis atua em quatro pontos de vacinação, aplicando no público de 80 e 81 anos. Para receber a vacina, é necessário documento de identidade com foto, e cadastro no SUS atualizado.
Os posto de vacinação em idosos funcionarão das 9h às 16h, com drive-thru no Centro de Eventos da UFSC, na Polícia Rodoviária da SC-401, no antigo aeroporto de Florianópolis e no Bolsão da Beira-Mar Continental, próximo às quadras. Mas a orientação da prefeitura é de que idosos deem preferência para vacinar no horário da tarde, quando o movimento é menor e não há filas. O município confirmou que há doses suficientes para todos.
São José
Em São José, o município segue neste sábado com a ação que iniciou nessa sexta-feira (5/3), aplicando doses em idosos acima de 79 anos, nos trabalhadores de saúde acima de 60 anos e trabalhadores da saúde que, independente da idade, possuam alguma comorbidade definida pelo Ministério da Saúde.
Estes trabalhadores devem atuar em clínicas, hospitais, ambulatórios e demais estabelecimento de Saúde da cidade. Nesta etapa também serão vacinados os profissionais em Saúde da Vigilância Sanitária e Epidemiológica. A ação seguirá em sistema drive-thru, das 8h às 17h, no Clube Maré Alta.
Até o momento São José já vacinou 100% dos idosos que vivem em instituições, 107% da população estimada de idosos com mais de 90 anos, 103% da população estimada de idosos entre 85 e 89 anos, e 106% do público da faixa etária de 80 a 84 anos. Essa diferença numérica pode ocorrer por alguns fatores, como mudança de cidade. Neste caso, a prefeitura é obrigada a lançar o percentual acima da meta para informar o Ministério da Saúde sobre as doses aplicadas na região.
Na cidade, conforme dados da prefeitura, foram aplicadas em 10.950 pessoas a primeira dose, até sexta. Já as duas aplicações foram em 3.204 pessoas.
Palhoça
Em Palhoça, a vacinação que iniciou nessa sexta (05/03), com idosos a partir de 79 anos, continua neste sábado (06/03) na Estação Palhoça, localizada na Rua Santos Dumont, no bairro Ponte do Imaruim. A imunização ocorrerá em sistema drive-thru, das 9h às 16h.
Para ser vacinado, é necessário que o idoso apresente comprovante de residência, documento com foto, CPF e o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Para os idosos que se encontram acamados, os familiares ou responsáveis devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde de seu bairro para receber as orientações necessárias para a vacinação contra o vírus.
Vacinação no estado
Já em SC, segundo balanço parcial de vacinação que foi divulgado nessa sexta (05/03) pela Secretária de Estado de Santa Catarina, até o momento, 290.320 doses da vacina contra o coronavírus já foram aplicadas. Deste total, 221.391 correspondem à primeira dose (D1) e 68.929 à segunda (D2), um aumento de 22.186 doses (D1 + D2) aplicadas em um comparativo com o boletim anterior, divulgado nessa quarta-feira (03/03).
Por Évelyn Cazão – redacao@correiosc.com.br