SC tem mais de 38 mil pessoas com coronavírus e 291 pacientes em espera de UTI

    Casos ativos batem novo recorde e aumenta quantidade de pacientes nos hospitais à espera de tratamento intensivo

    De acordo o balanço divulgado pelo governo estadual nesta sexta-feira (5/3), Santa Catarina já confirmou 700.127 casos de infecção pelo coronavírus, sendo que 654.155 se recuperaram e 38.156 são casos ativos – aqueles que estão em alguma forma de tratamento da Covid ou em isolamento, sem sintomas. São 7.816 mortes causadas pela doença respiratória no estado e a taxa de letalidade subiu para 1,12%.

    A quantida de casos ativos é um novo recorde, que vem sendo quebrado quase todos os dias dessa semana no estado. Na sexta anterior eram 33,4 mil pessoas infectantes.

    O boletim desta sexta apresenta um aumento de 5,8 mil casos confirmados de coronavírus e a confirmação de mais 107 mortes de residentes em SC. Outro dado que subiu retrata o colpaso dos hospitais: 291 pessoas estão à espera de leitos de UTI, aguardando em enfermaria e corredores. Na quinta eram 280. A cidade com mais pacientes em espera é Chapecó, com 143. Na sequência aparece Joaçaba (34), Criciúma (33), Joinville (17), Itajaí (10), Lages (13) e Blumenau (02). A região da Grande Florianópolis está com 39 pessoas na fila.

    Publicidade

    Oficialmente o governo disponibiliza um painel com números sobre a pandemia, que apresenta taxa de ocupação em 97,1%, com 47 leitos vagos. Na realidade os leitos não estão vagos, mas aparece momentaneamente disponíveis quando há a saída de um paciente da unidade, que prontamente será usada pelo próximo, com ou sem Covid. Os pacientes infectados pelo coronavírus em tratamento nas UTIs chegam a 871.

    Joinville, Florianópolis, Blumenau, Chapecó e São José são as cidades com mais casos de coronavírus até agora.

    + Suspenso o atendimento em centros de reabilitação para pessoas com deficiências
    + Grande Florianópolis tem mais de 5 mil casos ativos de Covid-19

    Publicidade