A Casan recebeu uma notificação nesta sexta-feira (05/02) do Procon da Prefeitura de Florianópolis. A razão do documento é o não fornecimento de água em comunidades dos bairros Pantanal, Carvoeira, Costeira e Saco dos Limões.
Os moradores desses locais ainda relataram que estão tendo que utilizar a água da chuva para tomar banho e cozinhar. A Companhia terá o prazo de dez dias para prestar esclarecimentos sobre a situação.
O secretário municipal de Defesa do Consumidor, Gabriel Meurer ressalta que “a água encanada é direito básico de Saúde, qualidade de vida e dignidade. Se ela não chega nas residências, nosso dever é investigar o que está acontecendo.”
Na notificação o Procon questiona as justificativas pela falta de água e solicita que sejam disponibilizados caminhões pipa para as comunidades afetadas. Em nota divulgada à imprensa, a Casan afirma que não recebeu reclamações em seu sistema, o que contrasta com a versão dos moradores.
Em onze dias, essa é a segunda vez que a empresa é notificada. No dia 25 de janeiro, o rompimento de uma estrutura da Companhia na Lagoa da Conceição provocou danos ambientais e prejuízos materiais a muitas famílias. Caso a resposta da Casan confirme a má prestação do serviço, a concessionária poderá ser multada.