Fecam assina intenção de compra da vacina Sputnik V

Entidade municipalista espera agilizar fornecimento de doses a Santa Catarina

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) assinou um protocolo de intenções com a Câmara Brasil-Rússia nessa quinta-feira (4/2) com objetivo de desenvolver relações econômicas e financeiras, em especial nesse momento, o interesse dos municípios pela compra da vacina Sputnik V, fabricada pelo Instituto russo Gamaleya, para imunização contra o coronavírus.

fecam assina intenção de compra da vacina sputnik v - na foto, ampolas da vacinas sobre mesa, com escritos em russo
Vacina tem grande eficácia e, na América Latina, é utilizada na Argentina – Gamaleya/Divulgação/CSC

A formalização da parceria foi conduzida pelo presidente da Fecam, prefeito de Araquari, Clenilton Pereira; com a participação virtual do presidente da Câmara Brasil-Rússia, Gilberto Ramos, com a presença do senador Dario Berger. “A prioridade dos governos deve ser a saúde. Sem resolvermos o problema da pandemia não vamos crescer, não vamos avançar, não vamos prosperar”, disse o senador, lembrando que “todo movimento por vacina que se faz em âmbito municipalista é muito bem visto pelo parlamento brasileiro”.

A Fecam busca alternativas e parcerias, disse o presidente Clenilton, lembrando a ida ao Instituto Butantan em dezembro, em busca da Coronavac. Depois, com a definição da distribuição das doses por parte do governo de São Paulo, a compra direta não foi concretizada e a doses foram fornecidas em pequenos lotes para todo o país. Nesta intenção de compra da Rússia ainda não foram definidos os valores e quantidades de doses. A vacina Sputnik V tem mais de 91% de eficácia e é utilizada para imunização de coronavírus na Argentina, entre outros países.

Publicidade

A entidade municipalista deverá finalizar nesta semana um levantamento nos municípios catarinenses com intuito de saber quantas doses cada município recebeu até agora via Governo do Estado, quais as vacinas e a organização da estrutura e logística para a aplicação.

Publicidade
COMPARTILHAR