Após o mês de janeiro quebrar recorde de chuva nos municípios catarinenses, nesta quarta-feira (3/2) há a possibilidade de temporal no Estado. De acordo com o alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, a formação e aproximação de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e o risco para temporais isolados, com raios e rajadas fortes e momentâneas de vento e granizo no território catarinense.
A atenção deve ser principalmente no período entre a tarde e noite, nas áreas em laranja do mapa. A Defesa Civil não descarta a chance de acumulados elevados em um curto intervalo de tempo. Sendo assim, o risco para desastres é moderado na área amarela e alto na área laranja do mapa.
A Marinha do Brasil também emitiu um alerta sobre o tempo no em SC nesta quarta. A informação é de que a formação e passagem de um sistema frontal poderão ocasionar ventos de direção Nordeste a Noroeste, com intensidade de até 74 km/h, e, posteriormente, de direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade prevista para até 95 km/h na faixa litorânea de Santa Catarina, ao sul de Laguna. Além do tempo desta quarta-feira, a Marinha afirma no documento que a previsão dos ventos fortes no Estado será até a noite de sexta-feira (5).
Os ventos que são ligados a esse sistema meteorológico poderão causar agitação marítima com ondas, em alto mar, de direção Sul a Sudeste com até 5 metros de altura. Também haverá condições favoráveis a ocorrência de ressaca com ondas de direção Sul a Sudeste, com até 4 metros de altura na faixa litorânea de Santa Catarina, ao sul de Florianópolis, entre a tarde desta quinta e a noite de sábado (6).
Todos os avisos de mau tempo da Marinha do Brasil, podem ser verificados através deste link.