A Alesc vota na segunda-feira (1/2) a nova mesa diretora na retomada dos trabalhos legislativos. O novo presidente comandará a assembleia catarinense no biênio 2021-2023. A eleição ocorrerá a partir das 14 horas.
Conforme estabelece o regimento, a votação deverá ser presidida pelo deputado Romildo Titon (MDB), que é o parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas. A eleição poderá ocorrer em dois turnos, caso haja três ou mais candidatos à presidência. Nesse caso, os dois mais votados disputam o segundo turno. A votação é aberta e nominal, ou seja, cada deputado é chamado para declarar seu voto no microfone.
Após a eleição e a posse do novo presidente uma nova sessão será realizada para a escolha dos demais membros da mesa diretora para próximos dois anos. Sob o comando do presidente eleito serão escolhidos o 1º vice-presidente, o 2º vice-presidente, o 1º secretário, o 2º secretário, o 3º secretário e o 4º secretário. As candidaturas para esses cargos poderão ser apresentadas individualmente ou em chapa. A votação também é aberta e nominal.
De Nadal deve ser confirmado presidente
Até o momento, a articulação é para que o atual vice-presidente, o deputado Mauro de Nadal (MDB), assuma a cadeira do atual presidente, Júlio Garcia (PSD).