Nesta segunda-feira (18/1), foi dada a largada da vacinação de coronavírus em Santa Catarina com a aplicação de uma dose no enfermeiro Júlio Cesar Vasconcelos de Azevedo. A primeira pessoa a ser vacinada no estado, com a vacina Coronavac, foi no Instituto de Cardiologia de São José, anexo ao Hospital Regional, junto com a líder indígena Kerexu Xapiri, da aldeia guarani do Morro dos Cavalos, e João de Deus Cardoso, idoso residente no Lar de Zulma, em ato simbólico promovido pelo governo estadual.
As primeiras doses de vacina foram recebidas na manhã dessa segunda-feira pelo governo de Santa Catarina no aeroporto de Guarulhos, em entrega feita pelo governo de São Paulo junto com o Instituto Butantan. Foram 144 mil doses enviadas à Santa Catarina, que logo foram para o centro de distribuição da Secretaria de Saúde do Estado, no bairro Fazenda Santo Antônio, em São José. Logo, o governo do estado escolheu três pessoas para fazer a aplicação das primeiras doses.
De acordo com as doses da Coronavac recebidas nessa segunda, a previsão do governo é imunizar mais de 68,5 mil de catarinenses inicialmente, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica.
Grupos prioritários para vacinação de coronavírus em Santa Catarina
Nesta primeira etapa, conforme previsto no Plano Estadual de Vacinação, serão imunizados alguns grupos prioritários: trabalhadores da Saúde (56.540 pessoas), pessoas acima de 75 anos (263), pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas (3.460) e população indígena (8.317).
O governo estadual ainda prevê a imunização em quatro etapas iniciais. As doses enviadas à SC nesse momento correspondem a cerca de 16% da primeira etapa. As quatro fases totalizam uma previsão de imunizar 2,8 milhões de pessoas, cerca de 40% da população catarinense.
+ Butantan esclarece dúvidas sobre a Coronavac
Distribuição das doses
As forças de segurança de Santa Catarina já traçaram as rotas e seguem prontas para realizar as escoltas e levar, em até 24 horas, os imunizantes do centro de distribuição até os municípios catarinenses. As vacinas serão transportadas por terra para cidades mais próximas e via aérea para as regiões mais distantes, como o Oeste e Extremo Oeste.
Em Florianópolis está prevista a distribuição para o município nesta terça-feira (19), no início da manhã. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde está preparada para imediatamente após o recebimento, distribuir aos hospitais com UTIs, bem como iniciar a vacinação em asilos da cidade durante o dia.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br