20 de janeiro, às 10h, é a previsão de início da vacinação de Covid no Brasil, diz prefeito de Florianópolis

    "Dia D, Hora H" foram revelados pelo ministro da Saúde em reunião com prefeitos nessa quinta (14)

    início da vacinação de Covid no Brasil - pessoa da injeção em braço de outra
    Início da vacinação de Covid no Brasil será na próxima quarta-feira (21) - Divulgação/CSC

    Um avião da companhia aérea Azul vai decolar nesta quinta-feira (14/1) para a Índia, de onde retornará ao Brasil com dois milhões de doses da vacina da empresa Astrazeneca contra a Covid-19, diz o Ministério da Saúde. As vacinas estão previstas para chegar ao Brasil no próximo sábado (16).

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dará seu aval no domingo (17) sobre o pedido de uso emergencial apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da AstraZeneca e da Universidade de Oxford no Brasil.

    Segundo o Ministério da Saúde, a vacina começará a ser distribuída aos estados na segunda-feira (18). O prazo para terminar a distribuição desse lote é de de cinco dias após o sinal verde da Anvisa, para, assim, dar início à imunização em todo o país.

    Reunião com prefeitos revela data

    Publicidade

    A data de início da vacinação no país saiu de uma reunião com prefeitos de capitais na manhã dessa quinta-feira. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, teria revelado que o “Dia D, Hora H” – expressão genérica que utilizou para afirmar há dois dias qual era a data de início da vacinação no Brasil – é às 10h de quarta-feira, 20 de janeiro. A informação foi repassada pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM).

    De acordo com Loureiro além dos 2 milhões de doses da Astrazeneca, há a previsão de distribuição de 6 milhões da Coronavac, totalizando 8 milhões de doses para o início da vacinação contra o coronavírus em janeiro no Brasil. O prefeito também afirmou em suas redes sociais que a expectativa do Ministério da Saúde é conseguir 8 milhões de doses da vacina da Pfizer no primeiro semestre. Para o ano, a expectativa é de Astrazeneca entregue até 250 milhões de doses, Coronavac 100 milhões e Sputnik 50 milhões.

    Em Santa Catarina, o governo estadual previa para 25 de janeiro o início da vacinação de coronavírus.

    Estoques de insumos em SC

    A Secretaria de Estado da Saúde informa que os estoques disponíveis para o início da vacinação contra a Covid-19 são atualmente os seguintes: 3,06 milhões de agulhas, 9,5 milhões de seringas. A SES não está considerando as aquisições realizadas diretamente pelos municípios e nem os estoques já entregues aos hospitais para a vacinação das equipes destas unidades. Além disso, outras atas para aquisição estão em abertos. A Secretaria de Estado da Saúde também oficializou o Ministério da Saúde para que as requisições de estoques de empresas sediadas em Santa Catarina permaneçam à disposição do Estado.

    Publicidade