Um avião da companhia aérea Azul vai decolar nesta quinta-feira (14/1) para a Índia, de onde retornará ao Brasil com dois milhões de doses da vacina da empresa Astrazeneca contra a Covid-19, diz o Ministério da Saúde. As vacinas estão previstas para chegar ao Brasil no próximo sábado (16).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dará seu aval no domingo (17) sobre o pedido de uso emergencial apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da AstraZeneca e da Universidade de Oxford no Brasil.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina começará a ser distribuída aos estados na segunda-feira (18). O prazo para terminar a distribuição desse lote é de de cinco dias após o sinal verde da Anvisa, para, assim, dar início à imunização em todo o país.
Reunião com prefeitos revela data
A data de início da vacinação no país saiu de uma reunião com prefeitos de capitais na manhã dessa quinta-feira. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, teria revelado que o “Dia D, Hora H” – expressão genérica que utilizou para afirmar há dois dias qual era a data de início da vacinação no Brasil – é às 10h de quarta-feira, 20 de janeiro. A informação foi repassada pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM).
De acordo com Loureiro além dos 2 milhões de doses da Astrazeneca, há a previsão de distribuição de 6 milhões da Coronavac, totalizando 8 milhões de doses para o início da vacinação contra o coronavírus em janeiro no Brasil. O prefeito também afirmou em suas redes sociais que a expectativa do Ministério da Saúde é conseguir 8 milhões de doses da vacina da Pfizer no primeiro semestre. Para o ano, a expectativa é de Astrazeneca entregue até 250 milhões de doses, Coronavac 100 milhões e Sputnik 50 milhões.
Em Santa Catarina, o governo estadual previa para 25 de janeiro o início da vacinação de coronavírus.
Estoques de insumos em SC
A Secretaria de Estado da Saúde informa que os estoques disponíveis para o início da vacinação contra a Covid-19 são atualmente os seguintes: 3,06 milhões de agulhas, 9,5 milhões de seringas. A SES não está considerando as aquisições realizadas diretamente pelos municípios e nem os estoques já entregues aos hospitais para a vacinação das equipes destas unidades. Além disso, outras atas para aquisição estão em abertos. A Secretaria de Estado da Saúde também oficializou o Ministério da Saúde para que as requisições de estoques de empresas sediadas em Santa Catarina permaneçam à disposição do Estado.