A prefeitura de Bombinhas decretou situação de emergência pelo alto volume de chuva do último domingo (27/12) que causou deslizamentos de terra e alagamentos, além de estragos em ruas devido a força da água. O município foi o mais atingido da região, com 163 milímetros de volume de chuva em 24 horas, de acordo com a Epagri, Instituto Nacional de Meteorologia e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Ainda no domingo, a prefeitura informou que equipes percorriam a cidade avaliando pontos críticos, atendendo ocorrências e realizando serviços de limpeza nas ruas, avenidas, bocas de lobos e canais de drenagem de águas. Um gabinete de crise foi montado para avaliar os impactos e tomar as medidas necessárias. A prefeitura contabilizou danos em pelo menos 30 pontos. O prejuízo de Bombinhas pela chuva, até então, foi avaliado em R$ 15 milhões entre bens públicos, praças, ruas, tubulações, drenagem e esgoto.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico colocando a região do Baixo Vale do Itajaí em risco muito alto para deslizamentos entre segunda (28/12) e manhã de terça-feira (29/12), devido ao acúmulo de chuva das últimas 72 horas e previsão de mais chuva. Ao longo desta terça, a previsão indica chuva intensa, com risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais. De forma localizada, não se descartam rajadas de vento e queda de granizo.
As fortes chuvas vêm registrando estragos no litoral do estado nas últimas semanas. A Defesa Civil recomenda que em casos de ventos fortes, raios, alagamentos e inundações as pessoas busquem local abrigado (longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados), fiquem longe de janelas, desliguem aparelhos eletrônicos, não fiquem no mar, evitem contato águas e não dirijam em locais alagados. Em caso de emergência, o número da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros 193.