Na quinta-feira (17) o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), apresentou um documento preliminar para o plano de manejo do Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação estadual localizada na capital catarinenses. Essa é a primeira vez que o órgão ambiental elaborou um documento com o objetivo de estabelecer normas, restrições para uso, planejamento de ações e manejo dos recursos naturais do Parque e do entorno.
Desenvolvido a partir de diversos estudos como diagnósticos do meio físico, biológico e social, o plano de manejo, além de prezar pela biodiversidade local, busca minimizar os impactos negativos sobre a unidade, e promover a integração do parque com a vida econômica e social das comunidades vizinhas.
Segundo Adriana Nunes, coordenadora do Parque Estadual do Rio Vermelho, o plano define o zoneamento, com a identificação das áreas que seguem restritas à preservação ambiental, com incentivo a pesquisas, mas também áreas onde será permitida a visitação pública.