Por Évelyn Cazão – redacao@correiosc.com.br
A Câmara dos Vereadores de Florianópolis terá, a partir de 2021, a maior bancada feminina dos últimos 85 anos. Cinco vereadoras de diferentes partidos foram eleitas em 2020. São elas: Manu Vieira (NOVO), Carla Ayres (PT), Maryanne Mattos (PL), Priscila Fernandes (Podemos) e Cíntia Mendonça (PSOL), sendo que esta última foi eleita para um mandato coletivo, que será partilhado com outras quatro co-vereadoras.
E mesmo que o mandato em si ainda não tenha começado, as vereadoras se reuniram na semana passada (quarta-feira, 25/11) para a primeira reunião da bancada feminina da Capital do próximo ano.
“Nós nos encontramos no inicio dos 16 dias de ativismo de combate à violência contra as mulheres, e foi um encontro rápido, onde a gente se conheceu pessoalmente e bateu um papo. Não foi um encontro de acordos ou de articulações políticas, mas, foi um encontro para que a gente também de alguma forma fizéssemos um pacto de segurança entre nós, uma vez que será uma legislatura histórica com cinco mulheres, fizéssemos um pacto de respeito entre nós dentro da seara da política. Também foi um momento de alinhar possibilidades, ainda que nada fechado, e diálogo para a construção principalmente das pautas referentes aos direitos das mulheres na cidade”, explicou a vereadora Carla Ayres.
A vereadora Maryanne Mattos (PL) também contou um pouco sobre esse encontro, “foi um momento histórico na política de Florianópolis! Inclusive, bem por isto, propus de nos encontrarmos num ponto tradicional de encontro entre políticos homens. Agora, brinco que as políticas mulheres também vão frequentar o famoso Senadinho. Foi um bate papo descontraído para nos conhecermos mesmo, prevalecendo o diálogo e a construção de uma política independente e comprometida com a cidade. Acredito que será fundamental trabalharmos em conjunto, com efetivamente lugar de fala, principalmente nas questões relacionadas às mulheres, como promoção de leis e ações que combatam a violência contra a mulher”.
A vereadora conta que sempre defende a igualdade em qualquer lugar, e que deseja uma Câmara paritária, metade homens e metade mulheres. “Ainda não foi desta vez, mas já estamos fazendo história com a eleição de cinco mulheres, sendo inclusive uma coletiva. Vejo como uma grande vitória e a quebra da barreira de que lugar de mulher não é na política”, relatou Maryanne.
As demais vereadoras não responderam à reportagem do Correio SC sobre o encontro da bancada feminina de Florianópolis.