A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) apresenta na próxima quinta-feira (19/11), às 10h, a plataforma desenvolvida exclusivamente para os consórcios públicos municipais. O lançamento será virtual com apresentação dos três projetos pilotos realizados com consórcios intermunicipais de saúde do Médio Vale do Itajaí (Amvi), da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e da Amerios.
De forma padronizada e funcional, os portais que serão viabilizados a partir da plataforma servirão como fonte oficial de informações à sociedade, aos técnicos e gestores públicos e à iniciativa privada que queira fazer parcerias ou ofertar serviços. A ideia é em curto prazo tornar os portais mais abrangentes em ações e serviços, com o detalhamento das ações realizadas e os resultados alcançados.
Segundo o presidente do colegiado de consórcios públicos de Santa Catarina, Cleones Hostins, com os portais, os consórcios irão atender de maneira igualitária as exigências legais de transparência, além de informar via site as vantagens do trabalho cooperado nas estruturas públicas, a geração de economia e otimização da máquina pública. “A padronização das informações é um grande avanço para as entidades públicas, pois reduz a margem de erros e facilita o entendimento geral sobre os serviços prestados. A criação conjunta trará economia e representa exatamente a ideia de união necessária para o desenvolvimento das regiões, em todo o Estado”, reforça.
Todos os consórcios públicos de Santa Catarina que têm suas atividades ligadas ao municipalismo poderão aderir a plataforma. Os interessados devem contatar a Fecam para assinar o termo de adesão e, posteriormente, utilizar o serviço.