Por Moacir da Silva (PDT)
Minhas queridas e meus queridos josefenses, de nascimento e de opção: precisamos falar sério sobre São José.
Cada um de nós tem o direito a essa cidade, ou deveria ter. Neste domingo, dia 15, temos uma oportunidade única na história de devolver o quarto maior município deste Estado a quem mora nele.
Nós temos a real chance, neste pleito, de optar pela inclusão de todos, com respeito às diversidades. Não podemos ter gente que passa fome, em situação de rua ou sem emprego. Eu venho da periferia, da roça da Colônia Santana, e eu sei o que passamos para chegar aqui. Não falo isso para me penalizar, mas para reforçar meu compromisso de fazer a diferença para quem mais precisa na nossa cidade.
Me formei engenheiro sanitarista, pedagogo e administrador. Me especializei em administração hospitalar, fui secretário de município em cinco oportunidades (Desenvolvimento Econômico, Finanças, Planejamento, Receita e superintendente do Meio Ambiente), em diferentes governos. E conheço o cheiro do povo, porque eu nunca me afastei das comunidades.
Eu sonho com uma administração pública em que os cidadãos sejam tratados como sócios, como chefes, como o centro da administração. Vamos qualificar ainda mais os servidores públicos e acabar com a campanha difamatória contra o funcionalismo, pois são eles que podem prestar com excelência os serviços que a população demanda. As pessoas não devem achar que atendimento médico no posto de saúde ou vaga em creche é um favor que a prefeitura faz, porque esse é um direito.
Nosso Plano de Governo registra o compromisso de priorizar os cuidados que são de responsabilidade do município em relação às crianças, zerar as filas nas creches e suprir a carência de vagas para as crianças de 4 a 6 anos, demandas históricas das comunidades. Isso é dar condições aos seus familiares de estarem inseridos no mercado de trabalho, para que possam dinamizar a economia com a tranquilidade de saber que seus filhos estão bem atendidos. Temos que lutar pela universalização da saúde na Atenção Básica e Estratégias de Saúde da Família, onde nossos índices são piores que os de 2015, e especialmente melhorar e ampliar o acesso à saúde a gestantes e a famílias com crianças pequenas, inclusive as com deficiência.
Vamos potencializar a capacidade de cada bairro, pensar a mobilidade urbana, incentivar novos modais de transporte, realizar as obras necessárias para dinamizar e melhorar a vida dos josefenses, sejam eles trabalhadores ou empresários. Vamos ocupar as ruas e os espaços públicos com arte e com cultura. Vamos levar o planejamento urbano a sério, e pensar nossa cidade para os próximos 50 anos. Vamos trabalhar a segurança pública de forma integrada com outras secretarias e com o Governo do Estado.
Convido a você a conhecer o meu currículo, a minha qualificação e as nossas propostas de governo por uma São José Melhor Pra Todos em ispia.li/plano12. E peço o seu voto pela mudança com responsabilidade. Essa é a nossa chance. Agora é 12!
+ Propostas de Moacir da Silva, candidato pelo PDT