A atualização da matriz de risco para a Covid-19 em Santa Catarina nesta terça-feira (27/10) mostra que metade das regiões do estado está em potencial alto de contaminação (faixa amarela) e metade em potencial grave (faixa laranja), entre as quais a Grande Florianópolis.
A diferença para a última semana é que as regiões da Serra Catarinense, Laguna, Extremo Sul, Alto Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí e Oeste passara de amarelo para laranja. Já as regiões do Alto Uruguai e Planalto Norte tiveram avaliação de risco reduzida de grave para alta.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os alertas para essa semana são na Serra Catarinense e no Extremo Oeste com aumento de óbitos e do Rt (índice de crescimento da pandemia). Já Médio Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Serra Catarinense e Extremo Sul estão também em alerta por conta do fator transmissibilidade de coronavírus.
Com a atualização da matriz, significa que metade do estado, por enquanto, tem autorização para o retorno das aulas presenciais. A Grande Florianópolis, passando por um mês de aumento expressivo dos casos ativos de Covid-19, por enquanto não pode ter perspectiva da volta de funcionamento das escolas.
Dados
Segundo os dados mais atualizados do governo estadual sobre os casos de coronavírus, há 249.899 casos confirmados até terça (27), com 3.059 pessoas que morreram devido à Covid-19. Desses casos, 95% estão recuperados e 11.063 permanecem como ativos. A taxa de ocupação geral de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) em SC é de 60% aproximadamente, sendo que 212 pacientes são de Covid-19.