Fundo empresarial doa respiradores

    cinco pessoas usando máscara posam para a foto no corredor do hospital ao lado do respirador
    Vice-presidente da Fiesc para a Grande Florianópolis, Fernando Rocha, e equipe do Hospital Nereu Ramos - Divulgação/CSC

    Respirador doado pelo Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (Fera), liderado pela Federação das Indústrias (Fiesc), possibilitou a criação de um novo leito de UTI para atendimento a pacientes com Covid-19 no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. O centro, especializado em doenças respiratórias, tem 15 leitos de UTI, sete deles para pacientes que precisam de atendimento intensivo por causa de complicações causadas pelo novo coronavirus.

    “Durante a pandemia vimos vários exemplos de solidariedade que nos alegraram bastante. A doação do respirador é mais um deles – e muito importante, já que a estrutura de suporte respiratório a pacientes é essencial em um centro especializado como o nosso”, diz Ivete Masukawa, diretora da unidade.

    No início de setembro foram doados equipamentos também aos hospitais Nossa Senhora do Patrocínio, de Campo Belo do Sul; Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra, e Hospital São José, de Criciúma.

    Publicidade

    A ação integra um esforço do setor industrial brasileiro de aumentar o número de ventiladores pulmonares nas UTIs. Além da compra dos equipamentos, o Senai, a CNI e as federações estaduais atuam em outras frentes, como o apoio para ampliar a produção interna e a restauração de aparelhos danificados – foram consertados mais de 2 mil no país.

    Publicidade
    COMPARTILHAR