A matriz de risco potencial para Covid-19, atualizada nesta quarta-feira (9/9) pela Secretaria de Saúde, aponta que Santa Catarina está com três regiões em estado gravíssimo em relação à pandemia. A quantidade é a menor número desde julho, quando 12 locais regiões estavam nessa situação. Na semana passada eram cinco regiões que estavam em risco máximo.
Em relação à avaliação realizada na semana passada e divulgada em 2 de setembro, deixaram a situação gravíssima as regiões Carbonífera, Oeste, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí.
Pelo levantamento realizado agora, foram classificadas para o risco mais elevado as regiões de Laguna e Alto Vale do Rio do Peixe. A região Nordeste permaneceu com o risco gravíssimo e a o Extremo Oeste foi reclassificado para o risco alto.
A Matriz de Avaliação de Risco Potencial Regional desta semana trouxe uma alteração. Até então, o cálculo de ocupação de leitos de UTI considerava a “taxa de ocupação de leitos de UTI SUS GERAL”. A partir da avaliação realizada no dia 09 de setembro, a medida adotada no seu cálculo foi alterada de para “taxa de ocupação de leitos de UTI SUS COVID”. São 775 leitos Covid em Santa Catarina, com ocupação de 51% até essa quinta-feira (10), o que significa 402 pessoas em internação com sintomas da doença.