Novas liberações e interdições de cultivos de moluscos no litoral catarinense

    A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a liberação dos cultivos de ostras e mexilhões das localidades da baía sul da Grande Florianópolis: Barra do Aririú, em Palhoça, Ponta de Baixo, em São José, e Barro Vermelho, em Florianópolis. Nessas áreas está autorizado retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras e berbigões.

    A desinterdição acontece após dois resultados negativos consecutivos demonstrando que os produtos podem ser consumidos com segurança, sem que haja a toxina ácido ocadaico acima do limite permitido.

    Ao mesmo tempo, está mantida a interdição nas localidades de Praia Alegre e Armação do Itapocorói, em Penha. Outras áreas também foram interditadas nesta sexta-feira (28/8): Perequê, Ilha João da Cunha e Araça, no município de Porto Belo. É proibido retirar e comercializar moluscos bivalves provenientes das localidades.

    Publicidade

    A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo. Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo.

    Publicidade