Não há previsão para a reabertura dos sete parques estaduais de Santa Catarina devido à pandemia de coronavírus. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), os cinco parques que normalmente têm visitação estão fechados para o público externo (um permite parcialmente, outro não possui). Enquanto isso, as equipes desenvolvem atividades internas.
No período da pandemia, o órgão trabalhou em ações de melhorias. Em Concórdia houve a reforma do centro de visitantes do parque Fritz Plaumann. Em São Domingos foram feitas obras de acessibilidade das trilhas e de energia subterrânea no Parque Estadual Rio Canoas. Em Siderópolis houve a implantação de ponto de pouso na Reserva Biológica Estadual do Aguaí. No Cetas do parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, foi consertada a infraestrutura dos viveiros dos animais e instalação de sistemas de alarmes.
Na maior unidade, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, teve instalação de nova sinalização e melhorias nas trilhas. A unidade também recebeu diversos equipamentos para combate a incêndios, que costumam agredir a área no segundo semestre.
Já o parque da Serra Furada tem visitação de grupos de escolas, mas sempre com agendamento prévio. No momento passa por conclusão da estruturação para permitir a visitação geral do público. O Parque Acaraí, em São Francisco do Sul, ainda não tem visitação. Completando as 10 unidades de conservação estaduais, as três reservas não permitem visitação por lei, somente para pesquisas.